Protetor solar para o rosto - como usá-lo da maneira correta

Protetor solar para o rosto - como usá-lo da maneira correta

Fazer o uso constante de protetor solar é um gesto de autocuidado com a nossa pele. Esse produto ajuda a proteger seu corpo e rosto de manchas, acne solar, queimaduras, flacidez, rugas e vários tipos de câncer de pele, inclusive o melanoma - considerado o mais agressivo entre eles. No entanto, para potencializar a sua eficácia, é de extrema importância fazer a sua aplicação de forma correta em cada parte do corpo. Fatores como quantidade e textura também devem ser levados em consideração. 


Tendo em vista que vivemos em um país tropical com um alto índice de radiação solar - tanto UVA, quanto UVB - fazer a aplicação e o retoque do filtro solar todos os dias é imprescindível. Isso porque, cerca de 70% dos danos na pele surgem em decorrência dessa exposição no dia a dia e toda essa agressão pode ser amenizada através do uso contínuo do protetor solar. 


Além de fazer a aplicação diária do protetor antes de sair de casa, também é necessário reaplicar o produto a cada duas horas, especialmente em casos de grande exposição, sudorese intensa e banhos de mar e piscina. Já para o dia a dia, o recomendado é retocar 30 minutos antes de se expor ao sol.


Acredite, errar na hora de aplicar o protetor solar é bastante comum. Muitos pacientes ainda não sabem qual é a melhor forma de passar o produto. Por isso, no artigo de hoje trouxe algumas dicas de como fazer a aplicação do produto do jeito ideal. Confira a seguir e proteja-se!


1) O tom de pele deve determinar o fator de proteção solar 

O uso de um FPS pode levar à queimadura solar de diferentes graus. Na hora de escolher um filtro solar, é muito importante estar atento ao seguinte: Quanto maior for a exposição solar, maior deve ser o FPS. Além disso, lembre-se que as peles claras apresentam maior sensibilidade aos raios solares, por isso estas devem apresentar por produtos mais resistentes.


Além do FPS, também é importante estar atento a outros fatores do produto como:


  • De preferência, deve conter os mais ingredientes naturais, como dióxido de titânio ou óxido de zinco, fazer que componentes químicos, como octocrileno ou oxibenzona;

  • Possuir proteção de espectro amplo, ou seja, deve proteger tanto contra raio UVA, quanto UVB;

  • Ser não-comedogênico, principalmente no caso de pessoas que apresentam com acne ou que possuem uma pele facilmente irritável, já que evita a obstrução dos poros;

  • Deve ser uma consistência mais espessa do que o protetor corporal, para não ser removida facilmente pelo suor e criar uma barreira de proteção maior na pele. 



2) Não economize produto na primeira aplicação 

Normalmente, as pessoas fazem a primeira aplicação do dia no momento em que estão se arrumando para o trabalho, antes de ir à praia ou para diferentes compromissos. Dessa forma, o recomendado é que o produto seja espalhado pelo corpo todo e sobre a pele seca. Assim que o filtro secar é só terminar de se arrumar e esperar de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol.


3) Não deixe de aplicar o filtro solar nos pés, mãos e orelhas

Deixar de fazer a aplicação do filtro solar nos pés, mãos e orelhas é um hábito apropriado que, infelizmente, muitas pessoas possuem. No entanto, essas partes do corpo também devem ser protegidas. O uso de formação também é interessante, pois protegem as orelhas e o couro cabeludo.


4) É necessário reaplicar o produto ao longo do dia

Para conseguir se certificar que a proteção vai permanecer durante todo o dia é necessário reaplicar o produto, mesmo que em ambientes fechados. Uma boa dica é reaplicar o filtro juntamente com o retoque da maquiagem. Além disso, existe uma grande variedade de produtos como pó compactos e bases que também possuem fator de proteção. Quando utilizados, os produtos devem cobrir todo o rosto e também o pescoço. Não vale fazer a aplicação apenas na zona “T”, por exemplo. Para conseguir fazer uma aplicação mais homogênea, deixe de lado os pincéis e aposte nos dedos limpos, para que seja possível um melhor controle sobre as áreas que são cobertas. Uma outra alternativa para não esquecer de retocar o produto, é escolher-lo junto com os utensílios de uso diário, como as escovas de dentes.


5) Fique atento ao prazo de validade dos produtos

Todo dermocosmético possui um prazo de validade, assim como necessidades específicas de armazenamento para que o conteúdo não seja qualificado. É muito importante conservar o produto conforme instruções anteriores no rótulo. Além disso, está sempre atento ao prazo de validade. Fazer o uso de um filtro vencido, além de não proteger a pele contra os raios solares, pode causar reações adversas. 


6) A quantidade de produto pode resultar no resultado

Para evitar manchas ou mesmo um aspecto pegajoso é preciso que seja aplicada a quantidade do produto. Para o corpo, a quantidade recomendada é o equivalente a três colheres de sopa. Já para o rosto, uma colher de café é suficiente para proteger a região.


7) Dê preferência aos filtros físicos e químicos para garantir uma proteção completa

Os filtros químicos filtram a radiação UV e reduzir o impacto do contato com a pele, enquanto que os filtros químicos refletem a radiação que incide no corpo. Sendo assim, fazer o uso dos dois tipos de forma unificada vai garantir uma proteção mais completa e eficaz, especialmente quando há suspeita de câncer de pele.


Lembre-se, fazer o uso do protetor solar diariamente é cuidar-se e viver com mais saúde. Sendo assim, sempre que for se expor ao sol, leve consigo o seu maior aliado!



Veja também

WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais